O outono é a estação do ano que sucede ao verão. No hemisfério Sul, principia quando o Sol alcança o equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 20) e parece trazer a missão de nos preparar para o inverno. Repleto de folhas caídas, árvores (aparentemente) adormecidas, que acabam muitas vezes nos parecendo até mesmo mortas. Noites frescas, de manhãs frias e tardes com chás e cafés aconchegantes.
A primeira tarefa, com a chegada do outono, é recuperar os jardins do calor que eles sofreram no verão, parece ser a época de uma limpeza da natureza, onde folhas são renovadas e que, quando caem preparam o solo, se transformando em adubo para a próxima estação.
Acredito que o mesmo deva ocorrer em nossa alma, uma época de limpeza interna que nos possibilita uma verdadeira renovação e, o primeiro passo é a identificação daquelas folhas que carregamos durante o ano e agora já estão praticamente secas ou tão machucadas pelas forças externas do tempo, que agora precisam ser eliminadas, para que novas folhas possam surgir. Todas aquelas tristezas, mágoas, falhas e críticas que recebemos (ou criamos) durante o ano são folhas secas penduradas na nossa árvore da alma.
Uma boa época fazer uma escarificação dos nossos princípios, aumentando a nossa própria oxigenação, fortificando nossos sonhos e "recalchutando" as nossas metas. Para isso, a dica é reservar um tempo durante este outono para você, evitar muitas baladas ou noites intermináveis em bares, optar por pousadas, retiros, viagens programadas (mesmo que curtas, podem lhe auxiliar neste momento de refresco).
Ao realizar esta etapa, você estará extraindo aquelas sentimentos que estavam amarelados e os galhos ressecados dos sentimentos impuros que você cultivou durante o ano que passou.
Por fim, é importante lembrar que a auto sinceridade é fundamental, para que seu outono seja bem aproveitado. Aumente a quantidade de tempo destinado à você (lembre-se que o inverno está chegando e você irá enfrentar um longo período de hibernação).
Comments